5 de abril de 2013

Mostrando meu lado bióloga

Boa noite genteee!

          Hoje vou mostrar pra vocês o meu lado bióloga, e falar sobre meu sonho em ter esse 'bichinho' como animal de estimação! Sei que muitos vão morrer de nojo quando eu falar da paixão que tenho por.... Tchan Tchan Tchan: Sapos, Anfíbios, Anuros, sim esses mesmos! (Eu ouvi um Ecaa!!! ecoar de longe agora hahahaha)

         Mas é isso mesmo, vocês não leram errado, eu adoro, amo esses bichinhos lindos e incompreendidos! Gosto tanto que na primeira oportunidade que tive, fui correndo fazer um curso sobre anfíbios no Instituto Butantan, entre todas as ótimas experiências fiquei um pouco decepcionada com a parte teórica do curso :( Falaram absolutamente tudo o que eu já havia estudado na faculdade então foi bom mais pra relembrar mesmo. Mas em relação a parte prática do curso, pude ver desde Dendrobates (aquele 'sapo' /não é sapo/ azul lindo lindo), Cecílias (Azul nunca tinha visto *--*) á Phyllomedusa, se eu já gostava desses lindinhos saí de lá completamente apaixonada e tive a honra de conhecer o professor Carlos Jared (Esse é o cara!!!). 

      'Lembrando que lá também tem 4 museus e um serpentário (vários macaquiquinhos lindos), super recomendo a visita, sem falar na área verde super fascinante.'

         Voltando aos queridinhos, é triste saber que muitas pessoas ao encontrar um sapo em suas casas, a primeira coisa que fazem é correr pra pegar o potinho de sal pra jogar nos coitadinhos (Um minuto de silêncio), sério gente, imagina você morrer asfixiado? Triste, agoniante. Pois é isso que acontece com eles, pois cerca de metade da absorção de oxigênio acontece por meio da pele, por isso apresentam aquela pele úmida e escorregadia. 
         E não venham me dizer que quem faz isso, é com a desculpa de que faz pra se proteger do veneno deles 'tão potente' que pode cegar se entrar em contato com os olhos (Outro minuto de silêncio). O veneno que os sapos tem, é utilizado quando eles se sentem ameaçados é um mecanismo de defesa, e eles NÃO conseguem simplesmente pela força do pensamento mirar no seu olho e esguichar o veneno e te cegar. Na verdade até tem uma espécie que conseguem pressionar suas  próprias glândulas parotoides (glândulas de veneno) apenas encurvando o corpo, mas além do seu veneno não ser tão potente assim, essa espécie só é encontrada na Amazônia.

E por último mas não menos importante a coisa que mais me fascina neles, é o comportamento que apresentam quando se sentem ameaçados. Eles apresentam um comportamento chamado Tanatose, que simplesmente desencoraja o predador á comê-lo por pensar que ele está morto, hahahahah eles são lindos (E não ousem descordar hahaha).



         Acho que é isso, um dia vou ter um (Ou vários, só pra mim *----*). 
O que acham? Lindos ou Perfeitos? hahaha comentem não da choque, e lembrem-se NÃO jogue sal nos pobrezinhos quando encontrar um e durma com a consciência tranquila.

Por hoje é só! 

Beijos, 

Patrícia Gomes

2 comentários:

  1. Através desse post fiquei apaixonada com o conteúdo desse blog. Já cursei biomedicina, sou apaixonada com animais e ciência (mas mais apaixonada por música hehe, mas vamos prosseguir). Enfim, queria dizer que eu amo sapos também e te dar parabéns por influenciar suas leitoras à preservação ambiental e desencorajá-las a matar sapos com sal. À propósito, também morro de dó e acho pura covardia! Eu tenho uma aracnofobia séria, realçmente não posso ver aranhas, escorpião que tenho até falta de ar (te juro, passa longe de ser frescura. é fobia meeesmo) e mesmo assim não gosto que matem-nas! Sei que são importantes para o equilíbrio ambiental.

    Beijos!
    www.ouviporai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia obrigado, fico feliz que tenha a mesma opinião que eu sobre a preservação dos nossos bixos. A propósito falando em escorpião, acredita que semana passada encontrei um no meu quarto? Haha ele deu sorte de ter sido uma bióloga que o encontrou haha.

      Beijos linda

      Excluir