8 de abril de 2014

Tudo o que você precisa saber sobre No poo e Low poo

Oiiie gente como vocês estão?
Espero que bem, porque hoje é dia de falar sobre um assunto super interessante mas que nunca foi comentado aqui no blog.

         Vocês sabem o que é No Poo e Low Poo? Não? Então vamos descobrir o que é. A nossa querida leitora Leia, pediu para que eu falasse um pouco sobre esses dois senhores com nome estranho, e pedidos das minhas leitoras são sempre uma ordem, então vamos lá.



O que é No Poo?


         O No Poo é uma técnica que está cada vez ganhando mais espaço entre as mulheres, sejam elas cacheadas ou lisas, porém grande parte das adeptas desta técnica são as cacheadas. O No Poo consiste basicamente em abolir o uso de shampoos que apresentam o sulfato em sua composição, durante as lavagens dos cabelos. 
PARA TUDO! COMO ASSIM PARAR DE USAR SHAMPOO? Pois é gente, isso é mais comum do que podemos imaginar, pensem comigo, grande parte, se não todas as cacheadas, têm sérios problemas com cabelos ressecados, e o uso do shampoo comum (com sulfato) faz com que os fios percam sua proteção lipídica natural durante as lavagens, então os cabelos que já são em sua maioria frágeis e ressecados ficam muito piores, por isso a decisão de abolir o uso de shampoos. Tá Patrícia, mas se a mulherada para de usar shampoo elas ficam com os cabelos sujos? QUE PORQUINHAS! Então, aí que a coisa complica, quando elas param de usar shampoos com sulfato, devem também abolir totalmente o uso de produtos (condicionadores, máscaras, leave-in, reparador de pontas) que apresentam em sua composição silicone, petrolatum, óleo mineral e parafina (vocês podem verificar a presença destes componentes no rótulo dos produtos), já que dependem do shampoo para removê-los dos fios (que muitas vezes nem o próprio shampoo é capaz de retirar todos os resíduos, por isso a necessidade de se usar o shampoo antí-resíduos (falei AQUI). Então agora que paramos de usar estes produtos podemos fazer a limpeza dos fios com receitas de shampoos caseiros (ENSINEI AQUI) ou a partir de produtos com potencial higienizador sem a presença de surfactantes.



O que é Low Poo?


         Já o Low Poo, permite a utilização do sulfato, porém de forma controlada, ou seja, no máximo a cada 15 dias, sendo produtos específicos com baixa quantidade de sulfato. Essa rotina já é mais indicada para pessoas que utilizam colorações, e/ou produtos insolúveis em sua composição como produtos com potencial reconstrutor.

         Ufa, acho que falei tudo. Para quem se interessou basta procurar na internet uma lista com os produtos que são liberados para uso durante a rotina do No Poo ou Low Poo, também indico que vocês vejam as fotos do antes e depois das meninas que aderiram à estas técnicas, que apresentam como vantagem cabelos muito mais saudáveis e cheios de vida, no entanto, apresentam como desvantagem o preço e disponibilidade dos produtos que devem ser usados, além é claro da rígida rotina que deve ser seguida.

Qualquer dúvida não se esqueçam se comentar.

Beijos e até o próximo post!

Patrícia Gomes


11 comentários:

  1. Ei, Pat!
    Já conhecia essas técnicas e, como comentei lá no facebook, meio que faço o low poo. ''Meio" porque não uso produtos específicos, só reduzi mesmo a utilização do shampoo. Já quis muito seguir direitinho e fazer o no poo, mas como você disse, os produtos são bem específicos e não tão fáceis de achar (além do preço ser um pouquinho mais alto também).
    Acho que meu cabelo melhorou bastante desde que eu comecei a fazer isso e pretendo continuar assim ou, quem sabe daqui um tempo, fazer o no poo mesmo.
    Muito legal você explicar essas coisas aqui no blog.
    Beijos. ^^

    http://www.pensamentoseminstantes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Evelyn, por isso que ainda não comecei!

      Obrigada por compartilhar sua opinião!

      Beijos

      Excluir
    2. Oi Evelyn e Patricia, amei esse Blog, também sou bióloga, e amo esses assuntos. Estou me sentindo mais "cientista" fazendo Low Poo, pq não escolho os produtos de cabelo pelo que diz na propaganda, mas na composição, além de fazer massagem com coisas da natureza, tipo mel, abacate...
      Meta: cabelo de índia kkk
      Tem vários produtos que são liberados e são bem baratos e fáceis de achar.
      Ex.: Kanechom, Yamasterol, alguns cremes da Monange, Phytoervas, Shampoo de criança (Jhonson, Dove e Lorys), Bioderm, Seda (recarga natural, SOS ceramidas e Oleo hidratação)..
      Pra facilitar minha vida fiz um pdf que é uma "cola" com o que eu catei na #LowPoo e em alguns blogs e facilita a visita à farmacia ou mercado.
      Sobre os Shampoos, as opções são mas restritas que para os cremes, mas as vezes pagar 5 reais a mais num shampoo que vai reduzir as visitas ao cabeleireiro vale super a pena. Eu senti imensa diferença, dá resultado.
      Já No Poo, não tenho coragem de fazer porque andei lendo opiniões de dermatologistas e eliminar completamente o shampoo não parece uma coisa muito boa, porque estamos muito expostos à poluição, entre outras coisas. Uma parcela do pessoal que faz NoPoo tem reclamado de coceira, tenho medo de pegar alguma micose e ficar careca kkkk
      Bjs ;)
      Parabéns pelo blog

      Excluir
  2. Nossa nunca tinha ouvido falar nisto...otimo post...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais comum do que a gente pensa Nise, rs.

      beijos

      Excluir
  3. Nas últimas semanas, vi vários blogs e sites, comentando sobre essas duas técnicas, e também sobre muitas famosas que já aderiram às práticas, hahaha, mas eu não sabia exatamente como funcionavam...
    Ótimo post, adorei!

    Camille C
    pink-aboutit.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camille, fiz esse post com muito carinho! ♥

      Beijos

      Excluir
  4. Que diferente! nunca tinha visto o.o
    Acho legal, mas é fácil achar os produtos no brasil?
    Beijos

    Ser, Inspirar e Criar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna é sim flor, só é um pouquinho mais caro que os produtos convencionais!

      beijos

      Excluir
  5. Muito obrigada por ter esclarecido sobre o no/low poo, fiquei feliz por ter o nome da minha mamãe Leia citado no post.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owww Lorrainy de nada flor!

      Beijão fico feliz por ter gostado!

      Excluir