23 de setembro de 2013

E então, pra que serve o shampoo anti-resíduos?

Oii genteee!

Como vocês estão? Esperam que estejam bem!

Hoje vim com uma dica super útil, já que nem todo mundo sabe a importância ou até mesmo pra serve o shampoo anti-resíduos.



Pra que serve?

         O shampoo anti-resíduos (ou AR, como o trataremos durante este post) tem a função de abrir as cutículas (ou escamas) dos fios e retirar resíduos como silicones, cremes, leave-in, poluição e poeira que não costumam sair com os shampoos comuns. Esse acúmulo de resíduos impede muitas vezes que o cabelo absorva nutrientes durante hidratações ou até mesmo dos produtos de uso diário. Sabe quando você compra um determinado produto, e nas primeiras vezes que você usa, ele deixa seu cabelo sensacional? mas depois de um tempo parece que seu cabelo simplesmente se acostumou ou o produto não faz mais efeito no seu cabelo? Então, esse pode ser um indício de que seu cabelo já absorveu todos os nutrientes que poderia, e precisa de uma limpeza mais profunda, coisa que só o shampoo AR pode fazer.

        
         Mas ele não é só o mocinho da história, também pode ser considerado vilão se não for utilizado da maneira correta, como assim? Bom eu explico.

Se você tem algum tipo de química no cabelo, deve evitar utilizar o AR com frequência por alguns motivos: 

  • 1º Suas cutículas já tendem a estar mais abertas do que o normal;

  • 2º O uso frequente também pode fazer com que seu alisamento ou tintura dure menos tempo do que o normal e por aí vai.. 
         Então dê preferência ao AR apenas quando for fazer manutenção no caso de tinturas, pois caso contrário seu cabelo pode ficar com aspecto de 'desbotado'. No caso de alisamentos o shampoo AR já é utilizado, então não há necessidade de utilizar com frequência.

        O AR também pode ser dispensado caso você não utilize produtos que contenham em sua composição parafina, petrolatos, silicones, ou produtos orgânicos para cabelos (já que eles não possuem nenhum desses ativos mencionados).





Qual a frequência que deve ser utilizado?


         Isso depende, se você tiver cabelos oleosos ou estar diariamente em contato com poluição e poeira você pode utilizar até no Máximo duas vezes por semana, lembrando sempre de utilizar uma máscara de hidratação ou um bom condicionador para fechar as cutículas e dar uma boa hidratada nos fios.

         Utilizar uma vez por semana, antes das duas principais hidratações também garante um resultado muito mais satisfatório, já que o cabelo vai estar mais limpo e com as cutículas mais abertas, propiciando uma maior absorção dos ativos presentes na sua hidratação/nutrição ou reconstrução.




Onde posso encontrar?


         Dificilmente você vai encontrar shampoos AR em supermercados (isso não quer dizer que você não vá encontrar, mas eu particularmente nunca encontrei), mas você pode encontrá-los em perfumarias e farmácias, os preço são bem acessíveis, você pode encontrar shampoos AR a partir de R$:7,00!




Bom gente, espero que tenham gostado da dica de hoje!
Qualquer dúvida é só perguntar!
Não se esqueçam de comentar, não dá choque! :D
Beijos e até o próximo post!

Patrícia Gomes

3 comentários:

  1. Patrícia, queria apenas parabenizar você. O seu blog é um dos mais completos que eu já vi, muito bom! Uma perguntinha: shampoo transparente é necessariamente um AR? Eu estou usando shampoo transparente todos os dias antes do shampoo hidratante. Mas, estava pensando em experimentar a nova linha vitaminados da Garnier que também é transparente. Eu preciso continuar usando shampoo transparente antes dos vitaminados da Garnier, uma vez que eles também são transparentes? Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ariane! Você não sabe como é gratificante esse tipo de comentário! Em relação a sua pergunta: os shampoos transparentes, não são AR, eles limpam mais do que os hidratantes e os cremosos, por isso algumas pessoas usam ele antes do cremoso mas não chega a ser uma regra! Se for usar os vitaminados não precisa usar o transparente antes (porque eles não são cremosos/perolados/hidratantes). E mesmo usando os transparentes seria importante pelo menos de 15 em 15 dias usar o AR. Espero ter sido clara! Beijos

      Excluir
  2. Obrigada, Patrícia, esclareceu muita coisa. Beijos!

    ResponderExcluir